Sunday, May 29, 2011

Afinal, o que é Trade Marketing?

trade marketing é uma parte importante na estratégia de marketing das organizações que planejam maximizar a diferenciação dos seus produtos e serviços nos PDVs. É, conseqüentemente, uma disciplina de marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas, PDVs e consumidores.
trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídias serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público-alvo.
O processo contínuo de fragmentação dos canais de mídias, somado a uma maior especialização dos canais de venda, num contexto no qual o consumidor está cada vez mais difícil de ser conquistado, criou um cenário de competição acirrada ao quais as empresas lutam ferozmente por participação de mercado. Nesse cenário, continua sendo fundamental desenvolver marcas fortes que estabeleçam condições de enfrentamento da concorrência, dos canais de venda pela sua comercialização e, o mais importante, o share de preferência dos seus consumidores-alvos.
trade marketing estabelece ainda, a necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos PDV, com um modelo de parceria entre os fabricantes e seus canais de vendas. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Existe uma correlação errada que o trade marketing se resume apenas no merchandising no PDV. Parecido com o que acontece ainda hoje quando nos referimos ao conceito de marketing, quando muitos ainda relacionam o marketing apenas à propaganda. O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no PDV e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço e nesse momento de decisão de compra.  O papel do Trade Marketing é conquistar o consumidor final no PDV garantindo que a empresa produtora consiga não apenas expor seus produtos, mas também fazer com que as estratégias de marketing adotadas se mantenham atrativas despertando o interesse de compra.

3 comments:

Unknown said...

vc é idiota neh?

Unknown said...

Voce eh um idiota mesmo neh cara? Aproveitador e oportunista, acha que as pessoas vão se preocupar com isso, quando um bestão como vc entra num post e coloca uma propaganda de algo que naão tem nada que ver com a idéia? Vc é um babaca,,,,,cresce e aparece.....

Unknown said...
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